O tratamento dos transtornos de ansiedade, de forma geral, tem como objetivo normalizar a preocupação, transformando-as em um processo mais resolutivo e orientado ao problema, possibilitando que você seja uma pessoa mais autoconfiante e auto eficaz.
Para que isso aconteça a psicóloga irá:
- Te ensinar sobre a relação de pensamentos, emoções e comportamentos;
- Te psicoeducar sobre a ansiedade;
- Te ensinar técnicas de manejo dos pensamentos e das preocupações.
- Te ensinar técnicas para lidar com os sintomas da ansiedade, como, atenção plena, respiração diafragmática e relaxamento muscular progressivo.
Durante o tratamento, você também aprenderá os gatilhos da sua ansiedade, a função desse comportamento em sua vida e quais comportamentos você tem que mantém os sintomas. A psicóloga te ensinará a questionar os pensamentos, a racionalizar, a se regular emocionalmente e a resolver problemas. Trabalhará com você a exposições a situações que te deixam ansioso para que ocorra o processo de dessensibilização.
A psicóloga também fará um trabalho com suas crenças nucleares, que mantém seus comportamentos de esquiva, indecisão e insegurança, identificando-as e reestruturando.
O tratamento da ansiedade em psicoterapia proporciona um novo processo de aprendizagem para você. Você aprendeu a viver e a responder de maneira ansiosa, com a terapia você aprenderá a responder de outra forma. A sair da sua mente e entrar na realidade de forma funcional.
Fazer psicoterapia é como entrar num quarto escuro em que você guardou coisas nele durante anos, existem coisas lá que são úteis, apenas precisam de uma limpeza, existem coisas a serem jogadas fora, existem coisas que precisam ser
organizadas e existem coisas lá que nem suas são. O psicólogo é quem acende a luz desse quarto e juntos vocês o organizam. Só é possível mudar aquilo que conhecemos.